Voltar

segunda-feira, 19 de abril de 2021, 5h10

Notícias IBA

Uma cultura sustentável passa pelo monitoramento de pragas

Jacob Crosariol Netto, doutor em agronomia e pesquisador do Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt), deu detalhes sobre a importância do correto monitoramento nas lavouras de algodão

 

Manter o monitoramento de pragas nas lavouras de algodão é um desafio diário para o produtor. O principal deles é evitar a rotatividade dos monitores dentro das áreas de produção, cuja tarefa não é fácil, pois o profissional está sempre no campo, sob sol e chuva, identificando pragas, doenças ou plantas daninhas. Dada a importância da função, ele é o “olho” do produtor no campo, como define o doutor em agronomia e pesquisador do Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt), Jacob Crosariol Netto.

“Qualquer método de controle na lavoura é feito com base nos índices da praga presentes. E quem vai constatar isso é o monitor. Mesmo com as ferramentas de controle biológico, é o profissional que detecta a praga e define como agir a partir da identificação do estágio de contaminação. Logo, é uma função bem específica e que requer capacitação e treinamento”, explica o pesquisador.

Um dos principais resultados desse trabalho de monitoramento de pragas é a redução do uso de controle biológico ou defensivos agrícolas, pois são aplicados no momento adequado. “Consequentemente, a agricultura se torna mais sustentável. E com o menor uso dessas substâncias, a biodiversidade e os inimigos naturais daquela área se mantêm e auxiliam no manejo de pragas de um modo geral”, finaliza Crosariol Netto.

Para mais detalhes sobre o tema, confira o depoimento do pesquisador do IMAmt ao IBA Podcast.

Voltar