Voltar

quarta-feira, 5 de junho de 2019, 7h43

Notícias IBA

Resultado de um projeto, Tour do Algodão leva informações de qualidade aos produtores de algodão

Evento promovido pelo IGA e Agopa é resultado de projeto financiado pelo IBA

Compartilhar conhecimento e, consequentemente, permitir que produtores  repliquem as experiências nas plantações de algodão. Esse é o objetivo do Tour do Algodão, promovido pelo Instituto Goiano de Agricultura (IGA) e fruto de um projeto da Agopa em parceria com o IBA. Já na sua segunda edição, o encontro tem o objetivo de reunir produtores de diferentes regiões de Goiás na fazenda Rancho Velho, sede do IGA.

O intuito do evento é entregar o máximo de informações aos produtores. Na última edição, que ocorreu em abril, por exemplo, foram apresentadas 21 variedades de algodão, sendo dez plantadas em quatro populações com diferentes características de manejo e em diferentes épocas do ano. Assim, os profissionais da área da cotonicultura conseguem replicar nas fazendas de acordo com as especificidades de cada uma.

O Tour do Algodão leva ao produtor informações que ainda não estão no mercado e que podem antecipar a tomada de decisões. Ou seja, por meio do projeto, os produtores conseguem visualizar o resultado das variedades de algodão para poder usá-las na lavoura.

Estações

A segunda edição do evento contou com estações experimentais. Uma delas, conduzida pelo pesquisador da Embrapa, Alexandre Cunha, envolveu dez cultivares em duas semeaduras e quatro populações. Por meio de um gráfico, foram apresentadas as informações de solo, chuva, adubações, população e outros itens específicos para cada plantio.

A segunda estação ficou com o consultor Wanderley Oishi, que desenvolveu sua fala sobre o desempenho de cultivares em quatro épocas diferentes. Para o especialista,  a partir dessa experimentação o  produtor teve conhecimento sobre a variedade correta para cada época de plantio.

Banco do Conhecimento

O IBA tem como objetivo fazer a Gestão do Conhecimento dos projetos do setor algodoeiro no Brasil. O Banco do Conhecimento é uma iniciativa que essencialmente contribui para essa missão, ao compartilhar e disponibilizar publicamente as melhores e mais produtivas práticas da cotonicultura. Clique aqui e saiba mais sobre como o Banco do Conhecimento pode lhe ajudar.

Voltar