Voltar

quinta-feira, 4 de abril de 2013, 8h52

Notícias IBA

Programa atrai profissionais em busca de conhecimento e crescimento

O catarinense Sadi Cassol é engenheiro agrônomo e cuida tanto da parte administrativa quanto da parte agronômica da Agroindustrial Princesa, em Campo Verde. A goiana Érica Pereira da Silva e a mineira Tânia Aparecida Bosco Pereira trabalham na Cooperativa dos Produtores de Campo Verde (Cooperverde): a primeira no setor de faturamento e a segunda no […]

O catarinense Sadi Cassol é engenheiro agrônomo e cuida tanto da parte administrativa quanto da parte agronômica da Agroindustrial Princesa, em Campo Verde. A goiana Érica Pereira da Silva e a mineira Tânia Aparecida Bosco Pereira trabalham na Cooperativa dos Produtores de Campo Verde (Cooperverde): a primeira no setor de faturamento e a segunda no controle de defensivos. O que os três têm em comum além do fato de já morarem em Mato Grosso há mais de 10 anos? Eles estão em busca de mais conhecimento e são alunos da primeira turma do programa Alta Gerência do Programa de Desenvolvimento do Agronegócio, iniciado em Campo Verde (a 120 km de Cuiabá).

"Eu me formei há 16 anos, mas todo ano procuro fazer alguma atualização, seja através de cursos ou de congressos", conta Cassol que resolveu se inscrever no programa Alta Gerência em busca de mais conhecimentos na área de agronegócio. Ele preferia fazer o programa Gestão Estratégica do Agronegócio (o único do Programa oferecido em nível de MBA), mas como não abriu turma em Campo Verde, optou pelo programa Alta Gerência visando obter informações sobre administração, impostos e investimentos. "É claro que o título importa, porém a informação vem em primeiro lugar", acredita.

Érica e Tânia, suas colegas no programa Alta Gerência, têm formação e atuação diferenciada (a primeira tem ensino médio e a segunda é graduada em Análise de Sistemas), mas também estão buscando novos conhecimentos e a possibilidade de crescimento profissional. Elas reconhecem que tiveram dificuldades no primeiro módulo do programa, realizado nos dias 22 e 23 de março, porém gostaram muito da experiência e pretendem levar o curso até o fim. "Foi 10! A dinâmica de grupo permitiu que a gente trocasse o que sabia com outros colegas mais experientes", entusiasma-se Tânia. O programa Alta Gerência tem como público alvo profissionais que atuam em atividades gerenciais de alto nível em propriedades rurais, empresas e cooperativas. Ele é composto pelos módulos Financeiro, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica e Gestão do Agronegócio.

O Programa de Desenvolvimento do Agronegócio é uma iniciativa da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e está sendo realizado em parceria com a Trevisan Escola de Negócios, com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). Os programas estão acontecendo em várias cidades de destaque na produção algodoeira de Mato Grosso.

No próximo final de semana (dias 5 e 6) terão início as aulas das primeiras turmas do programa Média Gerência em Campo Verde e Primavera do Leste, do programa Alta Gerência em Lucas do Rio Verde e do programa Gestão Estratégica do Agronegócio (oferecido em nível de MBA) em Sorriso. No final de semana seguinte (12 e 13 de abril), outras turmas serão iniciadas em Campo Novo do Parecis (Alta Gerência), Sapezal e Sorriso (Média Gerência).

Esse é justamente um dos diferenciais do Programa de Desenvolvimento do Agronegócio, segundo Carlos Ferraz, responsável pela coordenação dos cursos em Mato Grosso: o fato de os programas terem sido montados de acordo com as demandas da clientela (produtores de algodão, seus familiares e colaboradores), poderem ser cursados por módulos e estarem sendo oferecidos nas cidades sedes dos Núcleos Regionais, onde se concentra a cotonicultura mato-grossense. Mais de 600 inscrições foram feitas até agora e as vagas na maioria dos programas foram insuficientes para atender à demanda. O único programa que ainda está aceitando inscrições nesta primeira etapa é o Sucessores, cujo público alvo é formado por associados da AMPA e seus familiares.

 

FONTE: http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=423681

Voltar