quarta-feira, 4 de junho de 2014, 11h58
Notícias IBA
Programa ABR recebe prêmio de Responsabilidade pelo Ministério Público
O Programa "Algodão Brasileiro Responsável – ABR", coordenado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – ABRAPA, e financiado pelo Instituto Brasileiro do Algodão – IBA, foi o vencedor da categoria Responsabilidade Social do Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal. O Programa ABR é resultado da fusão dos programas IAS, iniciado no Mato […]
O Programa "Algodão Brasileiro Responsável – ABR", coordenado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – ABRAPA, e financiado pelo Instituto Brasileiro do Algodão – IBA, foi o vencedor da categoria Responsabilidade Social do Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal.
O Programa ABR é resultado da fusão dos programas IAS, iniciado no Mato Grosso há sete anos, e o PSOAL, lançado pela ABRAPA em 2009 nos outros estados produtores. Desde 2011 o programa passou a ser nacional e financiado pelo IBA.
Na safra 2013/2014 participaram do Programa 321 fazendas e um total de 964 produtores. A cada safra cerca de 400 produtores buscam a certificação ABR, pelas melhorias que tem trazido no cultivo e comercialização do algodão e por reconhecerem o valor que essa ação tem agregado ao produto no mercado nacional e, principalmente, internacional.
O Presidente da ABRAPA, Sr. Gilson Pinesso, afirma que a certificação ABR tem proporcionado ao algodão brasileiro uma maior inserção no mercado internacional, pelo interesse de marcas por algodão produzido de maneira sustentável.
O Programa tem gerado mudanças significativas nas fazendas produtoras de algodão no Brasil. As propriedades realizaram reestruturações, investimentos e capacitação de pessoal em uma intensidade acelerada, com o objetivo de implantar boas práticas agronômicas, sociais, trabalhistas e ambientais.
Esse prêmio é um importante reconhecimento do setor público a uma iniciativa pioneira, que tem contribuído com o desenvolvimento do cotonicultor brasileiro.