terça-feira, 19 de fevereiro de 2019, 6h18
Notícias IBA
Por que usar o Banco do Conhecimento para melhorar a cotonicultura brasileira?
A gestão do conhecimento, ou seja, o compartilhamento de informações, é essencial para melhorar a produtividade do setor
O conhecimento desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa, projeto ou setor, estando diretamente relacionado à sua competitividade. Quando dizemos que uma organização faz gestão do conhecimento, significa que ela aproveita os recursos já existentes e os emprega de maneira prática. Ou seja, facilita o acesso às informações que são relevantes para a produtividade do setor.
Por isso, o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) criou o Banco do Conhecimento, com a ideia de que todo o conhecimento que parte de suas associadas pertence ao setor como um todo e, portanto, deve servir para o benefício de toda a cadeia produtiva.
Os materiais contidos no Banco do Conhecimento partem de uma informação, pesquisa ou experiência que produziram impactos positivos na cotonicultura. Esses projetos foram filtrados, analisados e geridos, construindo uma aprendizagem setorial, ou seja, a concentração do conhecimento da cotonicultura em uma espécie de memória disponível para toda a cadeia.
Essa memória serve para oferecer soluções a problemas comuns do setor, com soluções desenvolvidas, testadas e bem-sucedidas em elos da cadeia. Isso facilita e agiliza a tomada de decisões e contribui para o aumento da eficiência e efetividade dos projetos.
Portanto, se você tem um problema relacionado à cotonicultura, pesquise no Banco do Conhecimento se existe uma informação relevante que possa lhe ajudar. E para quem já executou um projeto, compartilhe seus resultados nos enviando informações e ajude o Banco do Conhecimento a ficar cada dia mais completo, pois ele está em constante construção.