Voltar

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018, 8h28

Notícias IBA

Os desafios da comunicação digital foi tema de encontro no IBA

Reunião trouxe luz à importância de se atualizar frente às novas formas de comunicação

A velocidade com que a comunicação digital toma forma e conquista caminhos antes inimagináveis, gera muitas dúvidas no mercado, sobretudo na área de comunicação, responsável por conduzir novas estratégias de interação com público e parceiros em geral. A tarefa não é fácil e requer aprendizado, pesquisa e atualização. Diante desse cenário – novo e desafiador – o Instituto Brasileiro do Algodão reuniu na última sexta-feira, 07, cerca de 20 gestores e profissionais que atuam na área de comunicação das associações estaduais e ABRAPA para o 3º Encontro de Comunicação do Algodão. Neste ano, o tema foi “Desafios da Comunicação Digital”.

Segundo o Presidente Executivo do IBA, Haroldo Cunha, a escolha desse assunto foi estratégica, sobretudo por esse ser um desafio atual a ser enfrentado pelas instituições, desde pensar no planejamento, execução e no acompanhamento das ações de comunicação. “Sabemos do desafio que é fazer uma comunicação de qualidade, que entregue valor a eles e que esteja coerente com nossas atividades. Esse encontro é uma oportunidade para que os gestores de comunicação possam trocar experiências e refletir novas possibilidades para a comunicação da cotonicultura.”

Segundo a assessora da presidência e de comunicação institucional do IBA, Natalia Braga, discutir a comunicação digital foi também um momento de unir forças, a fim de resolver os obstáculos que as novas formas de comunicação impõem às instituições. “Eu entendo que isso só é possível por meio da capacitação e da troca de experiências. E foi essa a intenção do IBA com o encontro”, finalizou.

Com a condução de duas profissionais da área: Noemia Colonna, gestora de Projetos em Comunicação na área de TI no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), e Marina Amaral, pós-graduada em Jornalismo Multimídia pela Faap e apresentadora do programa Trabalho Legal, do Ministério Público do Trabalho (MPT), os participantes do 3º Encontro de Comunicação tiveram acesso às técnicas e estratégias da comunicação segmentada digital, de forma a estimulá-los a direcionar de forma efetiva as suas ações de comunicação a diferentes e específicos públicos.

Divididos em sete tópicos, o curso discutiu:

1) As três frentes da comunicação segmentada: conceitos, identificação e classificação de tipos de públicos.

2) Objetivos da comunicação segmentada.

3) Estratégias em CS: como conhecer o seu público?

4) Ferramentas digitais para identificação de públicos.

5) Mídias sociais como canais de relacionamento com diversos públicos.

6) Técnicas de produção de conteúdo para diferentes tipos de mídias sociais.

7) Análise de cases do mercado para estimular a criação de planejamentos digitais seguindo as técnicas e estratégias de uma comunicação segmentada nas mídias sociais.

O 3º Encontro de Comunicação, evento que ocorre anualmente desde 2016, aconteceu na sede da ABRAPA, em Brasília.

Voltar