Voltar

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014, 4h09

Notícias IBA

IMAmt realiza treinamento de monitores de praga do algodoeiro

Ao longo de 2013, os pesquisadores do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e de outras instituições de pesquisa foram unânimes em destacar a importância dos monitores de pragas no controle de lagartas como Helicoverpa armigera e de outras pragas que atacam as lavouras de algodoeiro, como bicudo, mosca-branca e percevejos. O bom monitor precisa ainda […]

Ao longo de 2013, os pesquisadores do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e de outras instituições de pesquisa foram unânimes em destacar a importância dos monitores de pragas no controle de lagartas como Helicoverpa armigera e de outras pragas que atacam as lavouras de algodoeiro, como bicudo, mosca-branca e percevejos. O bom monitor precisa ainda estar atento ao embate constante do algodoeiro com plantas daninhas, doenças e nematoides, de modo a levar as informações sobre a lavoura à pessoa responsável por tomar a decisão de realizar qualquer medida de controle.

Para desempenhar bem essa função estratégica ao sucesso da lavoura, o monitor tem que estar sempre atualizado e essa é a proposta do Treinamento de Monitores de Praga do Algodoeiro – Safra 2013/14, que será oferecido pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), a partir da próxima quinta-feira (dia 13). O novo ciclo de treinamento será iniciado em Sorriso e prosseguirá em Campo Novo do Parecis (dia 14) e Sapezal (dia 15). Realizado com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA),  o evento será retomado em Pedra Preta (dia 26), seguindo para Primavera do Leste (dia 27) e Campo Verde (dia 28).

O público-alvo é formado por monitores de lavouras de algodoeiro,  técnicos agrícolas,  engenheiros agrônomos, gerentes de fazenda e produtores de algodão. As palestras serão dadas por pesquisadores com grande conhecimento em cada tema abordado.

O pesquisador Miguel Soria, entomologista do IMAmt, ficará responsável pela atualização das informações técnicas para identificação, monitoramento e manejo de pragas na cultura do algodoeiro, com foco em lagartas de difícil controle, a exemplo da H. armigera e Chrysodeixis includens (lagarta-falsa-medideira), que vem sendo o principal motivo de preocupação dos cotonicultores na safra iniciada em dezembro. Soria apresentará dados parciais de pesquisa e observações de campo da última safra no que se refere à  ocorrência e ao controle (químico e por meio de variedades Bt) das principais espécies de pragas que atacam a cultura do algodoeiro em Mato Grosso.

O pesquisador Edson R. de Andrade Junior falará sobre o tema "Plantas daninhas: identificação, monitoramento, controle e resistência", abordando aspectos como monitoramento, identificação (espécie e estádios), importância e controle das principais plantas daninhas.  O pesquisador também apresentará os resultados do projeto "Monitoramento de plantas daninhas resistentes a herbicidas e difusão de medidas de controle no estado de Mato Grosso", assim como práticas de manejo para áreas onde foi confirmada a presença de plantas daninhas resistentes e práticas de manejo para prevenir/retardar o aparecimento de plantas daninhas resistentes em áreas onde não haja ocorrência do problema.

Os pesquisadores Rafael Galbieri do IMAmt e Valéria de Oliveira Faleiro, da Embrapa Agrossilvipastoril, situada em Sinop (MT), abordarão o tema doenças e nematoides: identificação e controle. Também serão apresentados os resultados do projeto "Difusão de medidas de controle de patógenos e monitoramento da ocorrência de espécies de fitonematoides e danos associados na cultura do algodoeiro no Estado de Mato Grosso".

O treinamento acontecerá no horário das 8h às 11h30m e das 13h30 às 17h, com intervalo para o almoço, que será servido no local do evento. As inscrições podem ser feitas com Jogiane (jogiane@ampa.com.br) pelo telefone (65) 3925-1802 ou Flávia (flavia@ampa.com.br) pelos telefones (66) 3498-6556 ou (65) 9983-5458, ou ainda com os assessores técnicos regionais (ATRs) de cada região. Veja a programação completa:

Voltar