Voltar

quarta-feira, 7 de agosto de 2019, 7h09

Notícias IBA

Guia definitivo com tudo o que você precisa saber sobre o Banco do Conhecimento do Algodão

Entenda como funciona e saiba como colaborar com a maior biblioteca digital sobre a cotonicultura do Brasil

O Banco do Conhecimento do Algodão do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) é uma biblioteca virtual pública, acessível, estruturada e construída com colaboração coletiva. É uma base de dados que compila todo o conteúdo sobre projetos exitosos financiados pelo IBA.

Mas você sabe como o Banco do Conhecimento é organizado e como contribuir com seu trabalho para ele? Para ajudar, criamos um guia definitivo com tudo o que você precisa saber a respeito. Confira:

Organização do Banco

Todos os projetos, metodologias ou soluções que estão dando bons resultados na produção da fibra podem vir a integrar o arquivo do Banco e ser disponibilizados aos interessados. E para melhor organização, os conteúdos estão subdivididos em cinco temas: Sustentabilidade, Controle de pragas, Capacitação, Qualidade da fibra e Cooperação internacional.

Quem tem acesso?

Produtores da fibra, gerentes e equipes técnicas de fazendas, associações, estudantes, sociedade em geral, órgãos governamentais e interessados em gestão de projetos. As informações, que estão abertas e públicas no site do IBA, podem ser compartilhadas pelos principais recursos digitais disponíveis: e-mail, aplicativos de mensagens e redes sociais.

Como colaborar?

Envie seu projeto para o e-mail: contato@iba-br.com. O formato pode ser texto, áudio ou vídeo. Especifique em seu projeto a área de interesse, qual o problema encontrado, a solução desenvolvida, como ela foi aplicada e quais os resultados obtidos, além de outros itens que considere importantes. O IBA analisará o material e o publicará no acervo do Banco.

Consulta aos projetos

A consulta à base de dados, por sua vez, é muito simples:

1. Acesse a Biblioteca: http://www.iba-br.com/pt_br/biblioteca.
2. Clique na área de interesse.
3. Escolha qualquer dos projetos listados ou faça uma busca avançada por palavra-chave, autor, data e tipo de material (apostilas, atas, documentos institucionais, formulários, normas de projetos, relatórios, relatórios de atividades, relatórios de auditoria e revistas).
4. Para acessar o conteúdo, clique no ícone indicado, preencha os campos com nome e e-mail, e faça o download do material.

Viu como é fácil? Agora, é só acessar o Banco do Conhecimento e conhecer todos os projetos listados. Acesse pela página principal do IBA ou diretamente pelo link da Biblioteca.

“Acreditamos que o conhecimento deve ser partilhado, e quanto mais as informações estiverem acessíveis a todos, mais o setor da cotonicultura irá se desenvolver e se fortalecer. Por isso, criamos o Banco do Conhecimento, que elimina as barreiras para a obtenção dessas informações. E para que ele cresça e fique cada vez mais robusto, é necessário que todos contribuam com o envio de seus materiais”, finaliza o presidente executivo do IBA, Haroldo Cunha.

Voltar