Voltar

quarta-feira, 31 de julho de 2019, 3h36

Notícias IBA

Garantia de fibra de qualidade? A cotonicultura tem

Ampasul inaugura em Chapadão do Sul conglomerado de 4,2 mil metros quadrados, que reúne nova sede e um dos melhores laboratórios de classificação de fibras do país

Preocupar-se com a qualidade da fibra de algodão faz parte da rotina dos produtores e de toda a cadeia que envolve a cotonicultura. E intensificar esse processo sempre com foco em melhorias é uma constante nas ações envolvendo as associações. É o que demonstrou a Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Mato Grosso do Sul (Ampasul) com a inauguração de um complexo que reúne em 4,2 mil metros quadrados que reúnem a nova sede da Ampasul e um dos cinco melhores laboratórios – em termos de tecnologia e estrutura – de classificação de fibra de algodão do Brasil.

A inauguração, que ocorreu na última sexta-feira, 26 de julho, em Chapadão do Sul (MS), e consumiu investimentos na ordem de R$ 20 milhões, é fruto de um projeto financiado pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). Dentre as finalidades do novo laboratório está a promoção da garantia de confiança e credibilidade no teste de qualidade do algodão para o mercado consumidor nacional e internacional. Isso ocorre por meio de auditoria para implantar melhorias de acordo com a norma ISO 17025, responsável por avaliar a gestão, a administração e procedimentos empregados no laboratório, a fim de demonstrar excelência no serviço prestado.

Além do laboratório, o empreendimento engloba um amplo espaço administrativo para atender os associados e produtores de outras entidades congêneres da região, e um centro de eventos multifuncional para até 1.350 pessoas, destinado a palestras, cursos, treinamentos e eventos em geral.

Para o presidente do IBA, Haroldo Cunha, é uma honra a participação do instituto em uma iniciativa tão significativa para o setor e ressalta ainda dos diferenciais do empreendimento. “Poucos laboratórios de análise de algodão por HVI (High Volume Instrument) no mundo tem a qualidade do que foi entregue pela associação. Seguramente o Mato Grosso do Sul terá como atestar a qualidade da sua fibra com credibilidade, gerando confiança por parte do comprador, de que o produto que ele está adquirindo tem a qualidade exata que o certificado de análise apresenta. Já para o produtor, essa confiabilidade se refletirá em prêmio pago ao algodão”, ressalta.

Cunha ressalta ainda a grandiosidade do complexo que, além do laboratório, engloba a sede da Ampasul. “A estrutura administrativa como um todo é impressionante, com espaços destinados à realização de cursos, congressos, treinamentos e eventos sociais. Tudo muito bem planejado e com conforto”, finaliza o presidente do IBA.

Banco do Conhecimento

O IBA tem como objetivo fazer a Gestão do Conhecimento dos projetos do setor algodoeiro no Brasil. O Banco do Conhecimento é uma iniciativa que essencialmente contribui para essa missão, ao compartilhar e disponibilizar publicamente as melhores e mais produtivas práticas da cotonicultura. Clique aqui e saiba mais sobre como o Banco do Conhecimento pode lhe ajudar.

Voltar