Voltar

quarta-feira, 3 de julho de 2019, 1h30

Notícias IBA

Excelência no agronegócio passa pela qualificação profissional

Na cotonicultura, o aperfeiçoamento profissional é meta das associações, a fim de garantir a segurança do trabalhador e as atualizações tecnológicas. Atitude é estimulada pelo IBA por meio do apoio nos projetos

Investir em pessoas. É nisto que cada vez mais as empresas avançam seus esforços, seja para qualificar os funcionários, seja para fazer do ambiente de trabalho um local diverso e que proporcione bem-estar. E isso não é diferente na cotonicultura, que conta com o apoio das associações para esse aprimoramento atuar de forma constante. É o caso da Associação Maranhense dos Produtores de Algodão (Amapa), que desde 2015 apresenta projetos de educação profissional destinados à qualificação e ao aperfeiçoamento  profissional em operações de máquinas e equipamentos, cursos de Normas Regulamentadoras (NR) de saúde e segurança dos trabalhadores, liderança e desenvolvimento de equipes e treinamentos para os profissionais de gestão das unidades produtivas.

Os treinamentos na Amapa, que reúne três fazendas as quais empregam um total de 3 mil trabalhadores por safra (fixos e temporários), são demandados pelos produtores, além daqueles necessários e exigidos pelos órgãos de fiscalização. Por meio de um projeto com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), já foram realizados 93 cursos, com cerca de 4,8 mil participações de trabalhadores, totalizando mais de 2 mil horas.

“Os ganhos são evidentes, com impactos nas fazendas e na comunidade. Antes, a maioria das vagas de empregos destinadas às operações de máquinas e equipamentos era preenchida por profissionais de outras regiões e, com as ações de capacitação e treinamento, isso mudou”, comemora o coordenador executivo da Amapa, Wellington Nascimento Silva.

RH SULMA

Outra evidência de ganho são as estratégias para aproximação da Associação dos Profissionais de Recursos Humanos das Fazendas, melhorando a comunicação das propostas dos cursos e compreensão das demandas do setor com relação às competências e habilidades desejadas. Para consolidar essa parceria, surgiram os encontros do RH SULMA (encontro de RH do sul do Maranhão).

Considerado o maior evento de recursos humanos da região, com a presença de diversos profissionais das fazendas, que pautam suas necessidades e definem meios para melhorar os resultados dos cursos, o RH SULMA promove networking, antecipa tendências e alinha demandas do setor, principalmente treinamentos, recrutamento e seleção e desenvolvimento de colaboradores.

“Em junho, o evento chegou à sexta edição. É dele que provêm os alinhamentos para o continuado aperfeiçoamento dos nossos trabalhos”, concluiu o coordenador executivo da Amapa.

Banco do Conhecimento

O IBA tem como objetivo fazer a Gestão do Conhecimento dos projetos do setor algodoeiro no Brasil. O Banco do Conhecimento é uma iniciativa que essencialmente contribui para essa missão, ao compartilhar e disponibilizar publicamente as melhores e mais produtivas práticas da cotonicultura. Clique aqui e saiba mais sobre como o Banco do Conhecimento pode lhe ajudar.

Voltar