Voltar

quarta-feira, 7 de outubro de 2020, 3h58

Notícias IBA

Dia Mundial do Algodão celebra a importância da fibra em esfera global

A commodity movimenta vários países, gerando trabalho, fortalecendo a economia e fazendo história na vida das pessoas envolvidas em todos os elos da cadeia produtiva

Em 7 de outubro de 2019, em Genebra, foi lançado o Dia Mundial do Algodão pelo Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC).  O objetivo da data é reforçar o quanto esta fibra é importante para o mundo, gerando empregos e promovendo estabilidade econômica.

O IBA se orgulha em ter o algodão como essência do seu trabalho, colaborando para o crescimento da cotonicultura no Brasil. E temos muitos motivos para comemorar, pois os dados do algodão brasileiro são excelentes: somos o 4º maior produtor e o 2º maior exportador da commodity, além de estarmos em primeiro lugar no ranking de produção sustentável. O volume previsto para a safra 2019/2020 é de mais de 2,9 milhões de toneladas, sendo que 720 mil toneladas abastecem a indústria nacional e 77% da produção possui certificação socioambiental.

Além disso,  são mais de 300 os projetos o número de projetos apoiados pelo IBA entre 2011 e 2020,nas áreas de Capacitação e Treinamento, Sustentabilidade, Qualidade da Fibra, Combate a Pragas e Doenças, e Cooperação Internacional.

Cultivado em diversos países e tolerante ao clima árido, o algodão se popularizou principalmente no século XVIII, com a Revolução Industrial, e é hoje uma das mais importantes fibras, fazendo parte da história de muitas pessoas envolvidas nas diversas etapas da cadeia produtiva. O algodão movimenta o país: gera trabalho, inspira capacitações, promove sustentabilidade, enfim, entrelaça as relações entre as pessoas.

 

Celebremos o Dia Mundial do Algodão!

Voltar