Voltar

terça-feira, 20 de agosto de 2019, 3h03

Notícias IBA

Conhecimento em evolução no IBA

Instituto dá um salto de qualidade com o aperfeiçoamento nos indicadores de resultados

Desde 2012, o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) investe recursos financeiros na execução de projetos conduzidos pelas associadas estaduais e pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com a finalidade de fomentar o desenvolvimento do setor cotonicultor. Já são mais de 270 projetos financiados em oito anos de história de gestão de projetos.

Para aprimorar o seu trabalho de gestão de projetos, o instituto investiu nesses anos em treinamento e capacitação do seu corpo técnico, das associadas e da Abrapa. No entanto, com a evolução desse processo e todos os atores nele amadurecidos, ainda restava um importante passo a ser dado: a mensuração dos resultados dos projetos.

Assim, juntamente com as associadas o IBA iniciou, em 2016, um processo de construção de indicadores de resultados. Para isso, foram realizados workshops, oficinas, entrevistas e validações envolvendo seus stakeholders (equipes de projetos, consultores, diretores, membros da assembleia e do conselho gestor).

“Havia muito resultado, porém, pouca mensuração, o que vai ao encontro da proposta do Instituto, que tem em seu DNA a responsabilidade sobre a gestão das informações dos projetos do setor”, ressalta o presidente executivo do IBA, Haroldo Cunha.

Em sua nova etapa, o IBA conseguiu muito mais do que construir uma matriz de indicadores e uma sistemática de monitoramento e avaliação de projetos. “Com participação efetiva dos stakeholders, foram construídas árvores de soluções para o setor em quatro eixos de projetos: controle de pragas, qualidade da fibra, sustentabilidade e capacitação e treinamento”, finaliza Cunha.

Voltar