Voltar

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019, 7h09

Notícias IBA

Conheça todas as fases da elaboração de um projeto de cotonicultura

Você sabe como um projeto de cotonicultura apoiado pelo IBA (Instituto Brasileiro do Algodão) nasce? Então, esse texto foi feito para você. Abaixo contamos passo a passo o surgimento dos projetos, sua evolução e finalização, tornando a cotonicultura brasileira mais eficiente e melhor a cada dia. Confira: Quem pode participar? Podem apresentar projetos ao IBA […]

Você sabe como um projeto de cotonicultura apoiado pelo IBA (Instituto Brasileiro do Algodão) nasce? Então, esse texto foi feito para você. Abaixo contamos passo a passo o surgimento dos projetos, sua evolução e finalização, tornando a cotonicultura brasileira mais eficiente e melhor a cada dia. Confira:

Quem pode participar?

Podem apresentar projetos ao IBA as nossas Associadas (Associações Estaduais de Produtores de Algodão), nossa Diretoria Executiva, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e os órgãos da Administração Pública Federal. O IBA pode demandar um projeto de maneira direta, por meio de carta convite ou por edital.

Documentação

Para participar, é preciso apresentar uma lista de documentos que você pode conferir clicando aqui. Os projetos são analisados e, durante esse processo, podem passar por ajustes. Após a aprovação pelo conselho gestor do IBA, o projeto entra em fase de execução.

E como a execução funciona?

Após a assinatura do contrato com o IBA, a entidade libera os recursos necessários à execução do projeto, de acordo com a evolução das etapas previstas. A equipe de gestores de projeto do IBA monitora o processo de desenvolvimento para garantir que tudo seja executado de maneira eficiente e eficaz. Também colhe as boas práticas e as dissemina para os demais projetos apoiados pela entidade, fazendo a gestão do conhecimento. A partir de 2019, o IBA passará a acompanhar os projetos também por meio de indicadores, o que gerará mais assertividade na demonstração dos resultados alcançados e contribuirá mais para a gestão do conhecimento do setor.

Projetos podem sofrer alterações ao longo da sua execução, mas para isso, é preciso encaminhar um pedido ao IBA com a mudança necessária com 60 dias de antecedência à parcela impactada; elas podem ser aprovadas ou não pelo Conselho Gestor da entidade. Após a liberação de cada parcela de pagamento, o executor do projeto precisa prestar contas seguindo os critérios apresentados aqui.

E o fim?

Quando um projeto chega ao fim, é preciso apresentar uma prestação de contas final por meio do Relatório de Encerramento de Projeto. Esse documento é exibido ao Conselho Gestor do IBA, responsável pela aprovação. Com o conselho chancelando, o presidente da entidade emite um documento declarando que o projeto foi concluído e teve todas as suas contas aprovadas de maneira definitiva.

Quer saber mais sobre gestão de projetos?

Aqui, ensinamos o passo a passo de como gerenciar um projeto. Já para receber todas as informações sobre gestão de projetos, é só se inscrever aqui para assinar nossa newsletter. Você também pode acessar no nosso site todos os conteúdos necessários para entender mais sobre gestão de projetos e gestão do conhecimento dos projetos no setor cotonicultor.

Voltar