Voltar

quinta-feira, 4 de abril de 2019, 3h15

Notícias IBA

Conceitos básicos sobre gerenciamento de projetos

Algumas definições fundamentais que você precisa saber na hora de criar e gerenciar um projeto

Você sabe quais são os conceitos básicos que definem um projeto? Dando continuidade à nossa série sobre projetos e todas as informações que os cercam, no conteúdo a seguir listamos alguns conceitos básicos fundamentais que farão a diferença na hora de gerenciar o seu projeto na cotonicultura.

  1. Projeto

É todo o conjunto de tarefas que se propõe a fazer uma pessoa, um time, uma empresa. Ele tem começo, meio e fim, que é o objetivo final do projeto quando bem-sucedido. Um projeto costuma ter metas e prazos estabelecidos, além de definição de responsabilidades.

  1. Projetos x processos

A confusão é muito natural. Porém, há diferenças concretas entre projetos e processos. Processos são atos em constante mudança em empresas, baseados nas necessidades imediatas. Já o projeto prevê uma implementação de algo novo, que requeira investimentos, tanto financeiro quanto de pessoal – além de análise de riscos e sucesso em relação ao objetivo final. 

  1. Portfólio

Nada mais é que a união de todos os projetos de uma área ou da empresa toda.

  1. Programa

Programa se traduz como um conjunto de projetos cujo gerenciamento se dá de forma coordenada, com a finalidade de juntar forças e alcançar objetivos que seriam mais difíceis de serem atingidos se gerenciados isoladamente. 

  1. Público interessado

São as pessoas que serão impactadas pela conclusão do projeto, bem como em toda a sua execução. Esses públicos, inclusive, são mapeados na elaboração do projeto. Podem ser considerados públicos de interesse o gerente do projeto (responsável pelo gerenciamento do projeto), cliente/pessoa/organização que contratou o projeto, as pessoas que compõem o projeto, dentre outros. 

  1. Gerenciamento de Projetos

É todo acompanhamento feito ao longo do projeto: definição de metas, responsabilidades, prazos, monitoramento das etapas. Para isso, há necessidade de um gerente de projetos, que é justamente o profissional que fará o gerenciamento e, sobretudo, quem decidirá as ações a serem tomadas durante a execução, a fim de mitigar dificuldades que, porventura, aparecerem pelo caminho. Liderança, flexibilidade e facilidade na resolução de conflitos são características fundamentais em um bom gerente de projetos.

Esses são alguns conceitos básicos sobre gerenciamento de projetos. Se ainda assim restarem dúvidas, conte com a ajuda do IBA. Assim como a AMPA fez, com o projeto “Aplicação de Tecnologia da Qualidade do Algodão Através de Aquisição de Máquina Classificadora de Fibra e Algodão”. Juntos, fazendo a cotonicultura ainda mais forte.

 

Referência:

http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1167/conceitos-basicos-de-gerenciamento-de-projetos.aspx

Voltar