Voltar

quarta-feira, 24 de abril de 2019, 1h40

Notícias IBA

Como ter um projeto com resultados efetivos e sem surpresas

O gerenciamento de projetos não se restringe apenas a grandes planos de alta complexidade e custos. Ele pode e deve ser aplicado em ações de qualquer tamanho, em qualquer linha de negócios. E muitos projetos acabam se perdendo do seu objetivo durante sua execução, justamente pela ausência de um planejamento detalhado e por uma execução […]

O gerenciamento de projetos não se restringe apenas a grandes planos de alta complexidade e custos. Ele pode e deve ser aplicado em ações de qualquer tamanho, em qualquer linha de negócios. E muitos projetos acabam se perdendo do seu objetivo durante sua execução, justamente pela ausência de um planejamento detalhado e por uma execução malsucedida. Isso se deve à falta de ações que deveriam ser estabelecidas no início do projeto. Por isso, elencamos algumas das melhores práticas de gerenciamento que irá lhe ajudar a desenhar as etapas da execução de um projeto, para alcançar resultados efetivos.

1. Defina as metas e objetivos a todos da equipe – Transparência deve ser premissa fundamental no relacionamento, seja ele qual for. Não é diferente para um projeto. Todos que compõem o compõem, deve ter clareza sobre metas e objetivos, inclusive os individuais. Essa é a função do gerente de projetos, que determinará prazos e funções e será responsável por checar e cobrar

2. Detalhes que fazem a diferença – Um projeto bem-sucedido se mede também pelo nível de detalhamento. Portanto, não economize nos detalhes. Aqui, a máxima “quanto mais, melhor”, faz a diferença.

3. Define as responsabilidades – Após as definições de metas e objetivo e, sobretudo responsabilidades, é hora de registrá-las. Definir papéis e responsabilidades é uma das maneiras de evitar contratempos em um projeto. E essa é mais uma das funções do gerente de projeto e cabe a ele se certificar que todos os integrantes têm ciência sobre as suas responsabilidades.

4. Será preciso controlar os riscos – Todas as etapas de um projeto são susceptíveis a riscos, geralmente causados por imprevistos, seja por problemas financeiros, pessoais ou até mesmo dificuldades inerentes ao projeto. Por isso, é preciso formar uma equipe que fique responsável por cada uma dessas etapas, a fim de agir rapidamente e, assim, mitigar problemas mais complexos.

5 – Registre o passo a passo do projeto – Documentar tudo o que acontece no projeto é uma maneira segura de ter os dados necessários para analisar as falhas, tomar decisões melhores e aprender com os erros anteriores. Documente cada etapa e suas peculiaridades. Coloque também nessa documentação quem foi responsável pelo quê. Isso também facilita na hora de contabilizar erros e acertos de cada um.

Uma vez que o projeto for concluído, é hora de reunir a equipe, refletir e analisar como otimizar os próximos projetos, destacando as lições aprendidas. Essa é uma maneira de se preparar e melhorar para obter sucesso nos próximos projetos.

Referências:

https://www.siteware.com.br

http://www.techoje.com.br/site/techoje/principal/index

Voltar