Voltar

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019, 9h01

Notícias IBA

Como estabelecer metas em um projeto

Traçar metas ajuda a aumentar a produtividade e direciona os esforços para atingir o objetivo final desejado

São os objetivos a serem alcançados os responsáveis por direcionar esforços e atitudes, seja na vida pessoal ou profissional. Logo, para ter sucesso, não basta apenas saber onde se quer chegar, é preciso traçar uma estratégia. Isto se faz dividindo em etapas as ações, com prazos para executar cada uma delas. Essa divisão é chamada de “traçar metas”. Quando bem planejadas, as metas podem definir o sucesso de um projeto, pois servem como um direcionamento de ações que levarão até o resultado esperado.

Foco no objetivo final – A definição das metas deve ter como foco o objetivo final e, para isso, é preciso que esse objetivo seja específico, possível, mensurável e definido em um tempo determinado. Ou seja, se o que se quer atingir é o aumento de produtividade, é preciso especificar quanto se pretende ter de aumento (algo alcançável), em quanto tempo e como isso será medido.

Defina as etapas – O próximo passo consiste em planejar quais serão as medidas estratégicas adotadas para a realização do projeto. Lembre-se de levar em conta o orçamento disponível e estipular os prazos para colocar cada etapa em prática.

Envolva a equipe – Além das metas de equipe, cada membro do projeto precisa ter metas individuais estabelecidas. Para isso, definir quais profissionais serão responsáveis por cada área vai facilitar o processo.

Avalie os resultados – Para que o plano de metas corra como planejado, cada etapa deve ter uma avaliação de resultados. Essa avaliação deve ser feita regularmente, a fim de que haja tempo de fazer alguma alteração nos processos, caso seja necessário.

Em suma, criar metas é planejar estrategicamente, com tempo definido, como atingir determinados objetivos, sempre avaliando os resultados. Ao final de cada etapa, o processo de elaboração do plano deve ser feito novamente, até que o objetivo final do projeto seja alcançado. Portanto, como exemplo, se o objetivo final de um projeto for “capacitar colaboradores das propriedades produtoras de algodão em operação de colhedeiras” e a meta final for “capacitar 10 colaboradores das propriedades produtoras de algodão em colhedeiras até dezembro de 2019”, algumas metas parciais interessantes seriam: “Sensibilizar os produtores para cederem 12 colaboradores para participarem das capacitações até fevereiro de 2019”; “Contratar ou estabelecer parceria com uma empresa especializada em capacitação de colhedeiras até março de 2019”; “Elaborar o plano de aulas do curso de capacitação até abril de 2019”; “Convidar 100% dos colaboradores indicados até maio de 2019”; “Realizar 100% das capacitações até setembro de 2019”; “Controlar evasão de alunos para limitá-la a 20% dos inscritos”; “Obter satisfação com nível acima de 80% da avaliação geral de, pelo menos, 90% dos participantes e dos empregadores”.

Voltar