Voltar

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019, 1h38

Notícias IBA

Banco do Conhecimento: criado para reunir resultados de projetos que ajudam no desenvolvimento da cultura do algodão

Banco do Conhecimento: criado para reunir resultados de projetos que ajudam no desenvolvimento da cultura do algodão

Scientia potentia est é uma expressão em latim que significa conhecimento é poder. Pois é por meio dele que o homem e as sociedades se desenvolvem e progridem. Na cotonicultura não é diferente. Quanto mais informações sobre projetos, estudos e práticas bem-sucedidas no setor, melhor será seu desempenho. Pensando nisso o IBA (Instituto Brasileiro do Algodão) resolveu reunir, em um único lugar e com acesso disponível a todos, as boas práticas realizadas na cultura do algodão, criando o Banco do Conhecimento.

Informação compartilhada

Em um cenário mundial cada vez mais competitivo é importante, para qualquer setor agrícola, evitar problemas que possam prejudicar as produções. Por isso, é fundamental ter sempre disponíveis informações que auxiliem a otimizar processos e melhorar resultados. Quando se tem acesso a um banco de dados bem estruturado é possível não apenas prevenir problemas, mas também obter soluções eficientes para aqueles que surgirem.

Todas essas informações reunidas se transformam em um bem valioso a ser utilizado, evitando riscos do mercado e facilitando o planejamento de ações para melhoria da cotonicultura. Desta forma, a criação do Banco do Conhecimento pelo IBA é uma iniciativa para centralizar, em um único lugar, todas as boas práticas realizadas no setor.

“A ideia é que este enorme banco de dados reúna cada vez mais informações seja de pesquisas, estudos ou ações desenvolvidas pelos parceiros, para fazer a gestão do conhecimento dos projetos do setor. Ou seja, reunir o que cada associação faz em seu estado e compartilhar essas informações para que todas as associações e o setor interno tenha acesso a conhecimentos de como ser mais eficiente e melhor”, explica o Presidente Executivo do IBA, Haroldo Cunha.

Acesse o Banco do Conhecimento do IBA

Muita informação já está disponível online, hospedada no site do IBA (http://www.iba-br.com/pt_br/biblioteca), mas esse banco de dados permanece em constante construção, com novas informações sendo agregadas periodicamente, com o objetivo de ter a colaboração de pessoas que conhecem na prática o setor algodoeiro. Colabore você também enviando materiais para o e-mail comunicação@iba-br.com e contribua para o fortalecimento da cultura do algodão.

Voltar