Voltar

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019, 1h20

Notícias IBA

Banco do Conhecimento centralizará todas as informações e boas práticas em gestão de projetos de cotonicultura

Banco do Conhecimento centralizará todas as informações e boas práticas em gestão de projetos de cotonicultura

Conhecimento útil é conhecimento compartilhado. E é esse o intuito do Banco do Conhecimento do Algodão, uma biblioteca virtual criada pelo IBA – Instituto Brasileiro do Algodão que tem como objetivo reunir projetos com as melhores práticas da cotonicultura desenvolvidos no país. Com um acervo que será construído de maneira conjunta entre o IBA e instituições parceiras da entidade de maneira colaborativa, qualquer pessoa que esteja envolvida com a cultura do algodão poderá pesquisar, aprender e implementar boas práticas que tornaram o país destaque no cenário mundial.

“O IBA tem a gestão do conhecimento em seu DNA. Percebemos que temos muitas informações, mas que acabavam ficando centralizadas na instituição. Por isso, o Banco do Conhecimento foi pensado para tornar mais acessível a equipes técnicas, produtores de algodão, profissionais de entidades do setor e estudantes e pesquisadores interessados nessa cultura em geral, as melhores práticas que foram implementadas no país ao longo da última década”, explica o presidente executivo do IBA, Haroldo Cunha.

As informações do banco são provenientes dos projetos apoiados e implementados pelo IBA desde 2010. “Esse não é um acervo do IBA, mas de todo o setor. Convocamos os envolvidos na cotonicultura a enviar informações e projetos para compor o Banco do Conhecimento”, explica Natália Braga, assessora da presidência e comunicação institucional e responsável pelo projeto.

O Banco do Conhecimento está dividido em cinco subtemas: capacitação, controle de pragas, sustentabilidade, qualidade da fibra, infraestrutura e cooperação internacional. Projetos e boas práticas que trouxeram resultados e melhorias na cotonicultura serão recebidos pela equipe do IBA responsável pelo gerenciamento do Banco do Conhecimento. As informações serão catalogadas e estarão disponíveis para consulta pública pelo site http://www.iba-br.com/pt_br/biblioteca. Para colaborar com o banco, materiais podem ser enviados para o e-mail comunicação@iba-br.com.

“Como especialistas em gestão do conhecimento, criamos a ferramenta que permitirá que as informações estejam acessíveis de maneira mais fácil e democrática. Mas a participação do setor será fundamental para a construção de um acervo completo e de qualidade. A ideia é ter todo os projetos que a comunidade do algodão está fazendo, produzindo e inovando em um só lugar”, finaliza a assessora.

Como contribuir com o Banco do Conhecimento do Algodão:

  1. Selecione uma prática implementada que tenha resolvido um problema, gerado um aumento de produtividade, aumento de retorno ou que tenha gerado uma melhoria na cultura do algodão. Se você já tem a prática descrita, preencha essa ficha e nos envie junto com o arquivo. Se não, descreva a prática: do que se trata, em qual área se encaixa, como foi implementada, quais benefícios trouxe, quais os resultados mapeados. Você pode apresentar os resultados em formatos diferentes de texto. Em vídeo ou áudio por exemplo. Use sua imaginação para tornar seu case atrativo. Envie o material para a equipe do IBA, pelo e-mail contato@iba-br.com
  2. Aguarde e seu material será publicado e passará a compor o acervo do Banco do Conhecimento.

Voltar