Voltar

terça-feira, 18 de dezembro de 2012, 2h20

Notícias IBA

Acompanhamento do Projeto de Treinamento e Qualificação de Trabalhadores da Agricultura do Mato Grosso

Entre os dias 20 e 22 de novembro, os técnicos do IBA acompanharam em Mato Grosso a realização do projeto "Treinamento de Empregadores e Trabalhadores" que tem como objetivo capacitar profissionalmente trabalhadores de todos os níveis envolvidos na cotonicultura do estado, e que é gerenciado pelo Instituto Mato Grossense do Algodão – IMA. A capacitação […]

Entre os dias 20 e 22 de novembro, os técnicos do IBA acompanharam em Mato Grosso a realização do projeto "Treinamento de Empregadores e Trabalhadores" que tem como objetivo capacitar profissionalmente trabalhadores de todos os níveis envolvidos na cotonicultura do estado, e que é gerenciado pelo Instituto Mato Grossense do Algodão – IMA.

A capacitação está contemplando três grandes áreas de conhecimento aplicadas à produção de algodão, sendo elas: Operação e manutenção de máquinas agrícolas utilizadas na cotonicultura; Controle de doenças e pragas do algodoeiro; e Gerenciamento, operação e manutenção de máquinas de beneficiamento de algodão.  As metas do projeto são a geração de 3.450 vagas nos cursos oferecidos, envolvendo a participação de cerca de 2.000 trabalhadores da cotonicultura no Mato Grosso.

Até a data do monitoramento, cerca de 70% dos cursos previstos no projeto já haviam sido realizados. O IMA apontou a necessidade da prorrogação do prazo de execução do mesmo, pois não foi possível contar com a disponibilidade dos profissionais envolvidos no controle de pragas para a realização de alguns dos cursos, pois estavam em campo no período. A solicitação foi aprovada pelo Conselho Gestor do IBA em reunião realizada em 17 de dezembro, que autorizou a execução do projeto até março de 2013.

Por fim, foi constatada a alta qualidade dos cursos oferecidos, que contam inclusive com uma diversidade de materiais de apoio, como por exemplo, apostilas instrutivas. A abordagem focada em saúde e segurança do trabalho foi muito bem avaliada pelos técnicos do IBA.

Voltar