Voltar

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019, 8h20

Notícias IBA

Acompanhamento de KPIs ajuda a medir o sucesso de um projeto

Veja como usar os indicadores de desempenho de maneira eficiente durante a gestão de um projeto

Os indicadores-chave de desempenho, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), são ferramentas de gestão utilizadas para analisar o nível de desempenho de processos estabelecidos. É uma espécie de acompanhamento das ações executadas, que auxiliam os gestores a medir o sucesso de cada operação para saber se estão no caminho certo ou se é preciso fazer ajustes.

Portanto, os KPIs são fundamentais para fazer uma análise de performance de projetos. Eles podem ser qualitativos ou quantitativos, acompanhados tanto por meio de planilhas como por softwares. No entanto, muita coisa pode ser analisada, medida e melhorada em um projeto, mas não faz sentido criar dezenas de KPIs, pois isso acabaria por atrapalhar sua execução ao invés de ajudar. Ou seja, é preciso escolher quais os melhores indicadores de performance serão utilizados.

Para isso, primeiramente, defina os indicadores mais adequados de acordo com o seu projeto. Cada indicador de desempenho deve estar relacionado a um objetivo/meta específica. Por exemplo, se o objetivo de um projeto for “capacitar colaboradores em operação de máquinas colhedeiras de algodão”, um bom KPI é “nº de colaboradores capacitados”.

Não existe uma fórmula exata de quais KPIs são ideais para cada projeto ou empresa. Analise o seu momento e defina os indicadores mais adequados para os objetivos estabelecidos. Apenas observe se eles são fáceis de serem medidos e relevantes para o projeto ou negócio.

Também é preciso indicar quem será responsável pelo desempenho de cada KPI. Por isso, não defina um número excessivo, no máximo cinco para cada processo. Assim, além de medirem o desempenho, eles devem ajudar a prever resultados futuros de acordo com o que foi alcançado até o momento.

Correção de desvios

Um KPI que apresente um resultado abaixo da meta estabelecida é um alerta que deve ser analisado, pois pode ser que o desempenho de processos não esteja bom. A gestão adequada de KPIs também envolve analisar os resultados obtidos e saber como fazer a performance voltar ao nível desejado.

Utilizar KPIs é importante, mas eles só funcionam se estiverem alinhados com as estratégias da empresa e se forem bem monitorados. Por isso, os gestores devem ser pessoas capacitadas para manter o acompanhamento em dia.

Gestão de projetos na cotonicultura

Aqui, o Instituto Brasileiro do Algodão ensina o passo a passo de como gerenciar um projeto. Já para receber todas as informações sobre gestão de projetos, é só se inscrever aqui para assinar a newsletter do IBA. Você também pode acessar no site todos os conteúdos necessários para entender mais sobre gestão de projetos e gestão do conhecimento dos projetos no setor cotonicultor.

Voltar