Voltar

quarta-feira, 17 de outubro de 2012, 10h19

Notícias IBA

ABC e FAO assinam projeto de Cooperação Técnica para apoio ao setor cotonicultor de países em desenvolvimento

Brasil e FAO assinaram hoje acordo Sul-Sul no valor de USD 20 milhões, que visa difundir o conhecimento brasileiro da cotonicultura para outros países em desenvolvimento. O acordo de 4 anos entre FAO, IBA e Ministério das Relações Exteriores – MRE, terá como objetivo auxiliar com assistência técnica e treinamentos em melhores práticas no cultivo […]

Brasil e FAO assinaram hoje acordo Sul-Sul no valor de USD 20 milhões, que visa difundir o conhecimento brasileiro da cotonicultura para outros países em desenvolvimento.

O acordo de 4 anos entre FAO, IBA e Ministério das Relações Exteriores – MRE, terá como objetivo auxiliar com assistência técnica e treinamentos em melhores práticas no cultivo e marketing do algodão os países participantes.

Experiências, tecnologia e técnicas adquiridas por meio do projeto serão utilizadas para promover difusão de conhecimento.

O projeto irá focar inicialmente no Haiti e nos países do MERCOSUL, com a possibilidade de ser estendido futuramente para outros países em desenvolvimento da América Latina e África.

O IBA desembolsará USD 10 milhões para o financiamento e a Agência Brasileira de Cooperação – ABC financiará outros USD 10 milhões.
 

Além do apoio financeiro, o Brasil possui uma considerável experiência no desenvolvimento de novas tecnologias para a cadeia do algodão, inclusive através de ações conjuntas com outros países em desenvolvimento, como por exemplo, Benin, Burkina Faso, Chad e Mali.

O escritório regional da FAO para América Latina e Caribe contribuirá com USD 200 mil, em apoio não financeiro, incluindo o fornecimento de informações técnicas e conhecimentos específicos, bem como a mobilização de sua rede de contatos internacionais, a fim de apoiar a iniciativa.

A cultura do algodão é fundamental para a economia de muitos países em desenvolvimento, particularmente na África Ocidental e Central, onde aproximadamente 10 milhões de pequenos agricultores possuem o setor como fonte principal de renda. Como resultado, o setor cotonicultor ocupa uma posição estratégica no desenvolvimento e na redução da pobreza em uma série de países da África, Ásia e América Latina.  
 

A promessa de colaboração Sul-Sul
 

"Esse acordo representa uma excelente oportunidade para demonstrar a efetividade da cooperação Sul-Sul entre países parceiros em desenvolvimento como um veículo para o crescimento econômico sustentável", disse o Diretor Geral da FAO, José Graziano da Silva, durante a cerimônia de assinatura do acordo realizado hoje na seda da FAO em Roma. Ele estava acompanhado do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio de Aguiar Patriota.

Tanto os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, como os objetivos estabelecidos em 1996 durante a Cúpula Mundial de Alimentação, contribuem para a melhor utilização das iniciativas de cooperação regional Sul-Sul que visam auxiliar produtores em obter retornos justos pelo trabalho e, que promovam a conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

 

Fonte: FAO website

 

Voltar