Voltar

quarta-feira, 3 de julho de 2019, 1h24

Notícias IBA

Abrapa amplia Standard Brazil HVI Program com foco na maior confiabilidade das análises de classificação do algodão

Com financiamento do IBA, projeto foi concebido para aprimorar trabalho desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA)

Faz parte do escopo de um projeto ter todas as etapas definidas até a alcance do objetivo. No entanto, algumas vezes o resultado apresentado pode ser maior do que aquele imaginado no início. Assim aconteceu com o projeto Standard Brazil HVI Program (SBRHVI). Concebido em 2012 pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) para garantir a qualidade das análises da fibra feitas pelos laboratórios de classificação visual e HVI (High Volume Instrument) no Brasil, o programa criou corpo e se tornou parte fundamental para garantir a confiabilidade das classificações da pluma de algodão.

Assim, no decorrer do projeto, que mostrou a necessidade de instalação de um laboratório que pudesse validar as análises executadas pelos laboratórios participantes do SBRHVI, surgiu o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), desenvolvido pela Abrapa a partir de recursos provenientes do IBA.

No entanto, a história não parou por aí. O projeto partiu para a sua segunda fase, com o objetivo de dar continuidade ao funcionamento do CBRA e garantir maior confiabilidade nos resultados das análises de classificação da pluma.

O projeto obteve sucesso imediato a partir da integração de dados dos laboratórios que compõem o SBRHVI e que permitem uma sistematização das análises. Outra atividade desenvolvida foi a contratação de consultoria especializada, com a finalidade de preparar os laboratórios filiados ao SBRHVI para obterem certificado internacional de qualidade.

Esse foi um importante passo dado pela Abrapa, pois posiciona o Brasil como um dos principais players no mercado mundial de algodão, garantindo ao comprador da pluma brasileira a segurança de estar adquirindo um produto de acordo com as especificações técnicas de sua análise.

“O programa SBRHVI trata de um tema crucial para assegurar a qualidade do algodão brasileiro no mercado consumidor nacional e internacional. Antiga aspiração dos produtores, ele traz total segurança quanto ao resultado da análise do algodão, além de possibilitar a formação de lotes do algodão de cada produtor, separando os fardos pelo padrão de qualidade. Dessa forma, os compradores podem escolher o tipo de algodão que estão buscando, com a garantia de receber exatamente o produto adquirido”, explica o diretor executivo da Abrapa, Marcio Portocarrero.

Banco do Conhecimento

O IBA tem como objetivo fazer a Gestão do Conhecimento dos projetos do setor algodoeiro no Brasil. O Banco do Conhecimento é uma iniciativa que essencialmente contribui para essa missão, ao compartilhar e disponibilizar publicamente as melhores e mais produtivas práticas da cotonicultura. Clique aqui e saiba mais sobre como o Banco do Conhecimento pode lhe ajudar.

Voltar