Voltar

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016, 1h30

Notícias IBA

Sistema Integrado de Projetos integra equipes dos projetos do algodão

O modelo de trabalho com uso de ferramentas de gestão de projetos vem sendo amplamente utilizado em empresas dos mais variados portes. Desde as privadas com grande ou pequeno número de funcionários, passando por instituições públicas, organismos internacionais e associações. Um dos vários pontos positivos desse modelo é o maior planejamento e desenvolvimento das atividades […]

O modelo de trabalho com uso de ferramentas de gestão de projetos vem sendo amplamente utilizado em empresas dos mais variados portes. Desde as privadas com grande ou pequeno número de funcionários, passando por instituições públicas, organismos internacionais e associações. Um dos vários pontos positivos desse modelo é o maior planejamento e desenvolvimento das atividades focadas na entrega do produto final, com possibilidade de checagens e correções de estratégia durante o caminho. Pelo foco mais voltado para resultados, com planejamento e com pontos de controle, a gestão de projetos também foi o modelo escolhido para as atividades desenvolvidas e geridas pelo Instituto Brasileiro do Algodão – IBA.

Desde 2011, quando foi aprovada a primeira versão das Normas de Projetos do IBA e também os primeiro projetos financiados pelo Instituto, que diversas melhorias foram implementadas e o modelo vem aperfeiçoando em parceria com as associadas do IBA, com a ABRAPA e o MRE(Cooperação Internacional).  Até o presente foram 3 as revisões das Normas de Projetos. Com essa prática as regras e os processos de gestão têm amadurecido e a cada vez mais próximo do modelo ideal das boas práticas aplicado pelo mercado.

E nesse universo de busca pelo aprimoramento, o IBA vem desde fevereiro de 2015 desenvolvendo, em parceria com a empresa TOTVS, o Sistema Integrado de Projetos – SIP. Uma plataforma que integrará o Instituto com a ABRAPA e todas as associações estaduais de produtores de algodão. Será nesse ambiente online que serão feitas as principais entregas e apresentações de documentação dos projetos. Essa iniciativa permitirá maior homogeneização da linguagem de gestão de projetos entre os estados, maior assertividade nas informações, significante redução de custos com postagens de documentação e melhor comunicação entre todos os envolvidos.

Em novembro desse ano o IBA iniciou o treinamento com as estaduais para uso do SIP. A AMPASUL e AMIPA foram as duas primeiras a receberem a equipe, e na sequencia será a vez da ACOPAR, APPA, AMIPA, APIPA, AGOPA, AMPA, ABAPA e ABRAPA.

Coordenando a equipe de projetos do IBA, Gustavo Prado, Diretor Técnico, está satisfeito com a aceitação nos estados e otimista com bons os resultados colhidos logo no início. “O SIP reflete todo o fluxo das Normas de Projetos e a transição do uso de papéis para o sistema que estamos apresentando, deverá acontecer de maneira intuitiva. Nos dois estados que passamos até agora o resultado foi ótimo e a adaptação à ferramenta está sendo mais rápida do que prevíamos”.  A expectativa é de que até janeiro de 2017 todos os estados já terão recebido o treinamento, utilizado o ambiente de testes e comece o uso real do sistema integrado, conforme explica Gustavo Prado “Nos estados que recebem o treinamento, saímos deixando o ambiente de testes funcionando para que possam ir testando a nova ferramenta. No início do próximo ano faremos a transição para a implantação definitiva e até janeiro de 2018 estará em uso por 100\% do setor”.

Para os que desejarem informações adicionais sobre o SIP e a fase de treinamentos organizada pelo IBA com apoio das associações, entrem em contato com o Instituto através de telefone ou pelo e-mail natalia.braga@iba-br.com.

Voltar