Voltar

quinta-feira, 8 de maio de 2014, 5h22

Notícias IBA

Comissões discutem protecionismo americano a produtores de algodão

  As Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Relações Exteriores (CRE) realizam nesta manhã audiência pública conjunta para discutir o protecionismo a produtores de algodão na nova lei agrícola dos Estados Unidos. Os senadores temem prejuízos à produção brasileira, pois a nova lei norte-americana garante renda ao produtor rural de algodão americano […]

 

As Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Relações Exteriores (CRE) realizam nesta manhã audiência pública conjunta para discutir o protecionismo a produtores de algodão na nova lei agrícola dos Estados Unidos.

Os senadores temem prejuízos à produção brasileira, pois a nova lei norte-americana garante renda ao produtor rural de algodão americano mesmo quando não houver produção. Em apresentação inicial, o presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), lembrou que esse dispositivo protecionista é mais amplo que outro adotado pelos Estados Unidos e já condenado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Conforme afirmou, os Estados Unidos não pagaram ao Brasil multa determinada pela OMC e agora adotam lei com proteção ainda maior.

A legislação agrícola norte-americana é renovada a cada cinco anos e as novas normas foram aprovadas em fevereiro. Conhecida como Farm Bill, define diretrizes para produção de alimentos, incentivos para projetos e benefícios a agricultores.

Participam do debate Enio Cordeiro, do Ministério das Relações Exteriores; Benedito Rosa, do Ministério da Agricultura, André Alvin, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Gilson Ferrucio, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão.

O debate está sendo realizado na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa, no Senado

Fonte: Senado Notícias

Leia mais em: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/05/08/comissoes-discutem-protecionismo-americano-a-produtores-de-algodao

Voltar