quinta-feira, 4 de abril de 2019, 3h04
Notícias IBA
Cinco erros de gerenciamento de projetos mais comuns (e fatais)
Alguns erros podem ser fatais e arruinar um projeto. Saiba quais são e como evitá-los
Errar é humano sim, mas há alguns erros que podem ser evitados. Em um projeto, não é diferente. Decisões conflitantes, falta de um planejamento adequado, um gerenciamento ineficiente, entre outros, podem arruinar um bom projeto.
Para poder se preparar e evitar que isso aconteça, listamos os erros mais comuns em gerenciamento de projeto, que podem levá-lo ao fracasso.
Planejamento sim! – Um bom planejamento é a base de tudo. É por meio do planejamento que objetivo, metas, atividades e responsabilidades são definidos. Uma precariedade aqui e tudo pode ir por água abaixo.
Prazos impossíveis – Claro que todo mundo quer ver um projeto finalizado, mas não adianta definir prazos impossíveis de serem cumpridos. Isso só vai levar ao desgaste – de pessoal, financeiro e de clima. As cobranças serão excessivas e as pessoas não mais se sentirão aptas a tocar o projeto.
Riscos: eles estão por toda a parte – Gerenciar um projeto é, sobretudo, gerenciar os riscos inerentes a ele. Portanto, é fundamental administrar os riscos, seja para se antecipar a eles, seja para resolvê-los rapidamente, a fim de que impactem o menos possível no andamento do projeto.
Mudou o propósito. E agora? – No meio do caminho, o projeto mudou de escopo. Isso é algo a ser evitado. Um projeto tem uma finalidade e ela não deve u alterada ao longo do caminho. Mudar o escopo de um projeto, é mudar tudo que o envolve. E isso pode levá-lo ao fracasso. Portanto, na hora de planejá-lo, reflita bem sobre o objetivo do projeto e o defina a partir disso.
Abaixo à tirania – Um projeto é antes de tudo, um trabalho em equipe. A atividade de um integrante impacta diretamente na ação de outro. Cabe ao gerente de projeto estabelecer um bom clima. Para isso, é fundamental ser um líder que saiba ouvir e tirar de cada um da equipe o melhor, de forma que todos possam acrescentar e aprender mutuamente. Um gerente de projetos autoritário não conseguirá isso e pode ser boicotado pela equipe, levando o projeto ao fim antes mesmo de ser concluído.
Referências: