Voltar

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019, 4h54

Notícias IBA

Passo a passo de como fazer e gerenciar um projeto

O IBA reuniu dicas bem simples de como criar e fazer uma boa gestão de projetos na cotonicultura

Gerenciar nunca foi tarefa fácil, seja uma casa, uma conta bancária ou custos de uma viagem de férias. Ao trazermos esse assunto ao ambiente organizacional, como na fazenda, na empresa ou na associação, a gestão por meio de projetos torna-se fundamental. Para tanto, deve-se planejar cada detalhe, como equipe envolvida, custo, tempo, produtividade, e, sobretudo, qualidade das entregas em questão.

E é nessa hora que um gestor se pergunta: meu objetivo está claro? Como faço para reduzir gastos? Como cumprir prazos e metas? E se eu precisar substituir alguém da equipe? Parecem perguntas simples, porém, são variáveis fundamentais que impactam diretamente no andamento de um projeto.

Mas, afinal, como criar e gerenciar projetos? São essas respostas que o IBA vai ajudar a responder a partir de um passo a passo bem objetivo.

Passo 1: organize seu projeto com começo, meio e fim

Comece dividindo o seu projeto em etapas: planejamento, execução, monitoramento e avaliação, controle e encerramento. A divisão ajuda a coordenar todo o processo e definir metas que demonstrem o alcance do objetivo.

Passo 2: indique o responsável pelo projeto

Será a pessoa que coordenará/gerenciará todo o projeto, incluindo aqui o planejamento e a coordenação de todos os recursos envolvidos, como administrativos, humanos, financeiros e materiais.

Passo 3: projeto bom é projeto com objetivo claro

Essa é uma das funções do gerente de projeto. Antes de dar início ao trabalho, ele precisa definir qual é o objetivo do projeto que, por sua vez, deve ser transparente e exequível, a fim de não criarem expectativas que não possam ser cumpridas.

Passo 4: defina metas e prazos

Aqui é o momento de fechar um cronograma de trabalho, incluindo tempo de execução de cada tarefa. Isso evitará desvios no meio do caminho que possam impactar em custo e tempo, além de demonstrar o alcance dos resultados que se espera.

Passo 5: de olho nos custos

O gestor precisa saber exatamente onde, quando e como o dinheiro do projeto está sendo aplicado em cada momento do trabalho. Dessa maneira, fica fácil perceber onde estão os gargalos e atuar rapidamente.

Passo 6: reuniões periódicas

Elas devem acontecer com todos os envolvidos no trabalho, em vários momentos do projeto. Assim, é possível mapear o seu andamento, dar feedbacks, identificar dificuldades, cobrar resultados e definir novas ações.

Passo 7: cada um é um

Geralmente, um projeto é feito com muitas pessoas envolvidas, cada uma delas com características distintas, incluindo qualidades para determinadas ações e para outras, nem tanto. Um bom gestor de projetos tem a função de identificar essas peculiaridades e tirar o melhor de cada profissional.

É isso! Nesta seção do site há todas as informações de como ter o apoio do IBA na criação, gestão e execução de um projeto para apoiar o desenvolvimento da cotonicultura. Mas, se ainda assim restarem dúvidas, fale conosco. Teremos muito prazer em transmitir a nossa expertise na gestão de projetos, por meio da capacitação das associadas, fornecimento de ferramentas tecnológicas e metodológicas para gerenciamento de projetos, administração de recursos e disseminação de informações.

Voltar